O CASO DAS NOTAS DE 500$00

Alves Reis tinha incomodado em demasia.Tinha ido longe de mais.Pagou com 20 anos de cadeia!...
Artur Virgilio Alves Reis,que nasceu a 8 de Setembro de 1896,tinha uma ambiçao desmedida. O sonho de ser uma figura de proa era tao grande como o de dinamizar a colonia de Angola. Era ai que desejava montar o seu imperio.Possuia quase tudo para o fazer:inteligencia,dinamismo e espirito aventureiro. Faltava-lhe o dinheiro.Por isso,deitou mao á artimanha que ja o transformara em  engenheiro: falsificou ducomentos.
Em poucos meses criou um sistema legal de duplicaçao de moeda.Foi descoberto pouco tempo antes de conseguir o controlo do Banco de Portugal,de onde imaginava que ia conseguir, defenitivamente,abafar toda a  Tramoia.Durante 20 anos,entre 1925,e 1945,viveu atras das grades: um periodo de tempo em que revelou facetas diversas: confessou,em livro,o seu plano,preparou uma nova operaçao de falsificaçao de moeda e tentou suicidar-se.Até ao fim da sua vida (faleceu vitimado por um enfarte, a 9 de Julho de 1955,quando contava 58 anos) voltou a fazer o que nao devia : transpor a fronteira,entre o licito e oilicito.
Um estranho negocio relacionado com venda de café, só nao o fez regressar ao calabouço devido ao seu já debil estado de saude. Ficou conhecido mundialmente como um dos falsarios mais brilhantes de todos os tempos!...         

Sem comentários:

Enviar um comentário